Série "Piano", Horas 11 a 15 - Teoria e muito treino!

15 Horas de piano até agora! Parece que foi ontem de comecei a aprender as notas e hoje já estou um Beethoven...quase! Ahah. Se é a primeira vez que estás a ler um post desta série, sugiro as seguintes leituras:

Horas 1 - Preparação
Horas 2 a 7 - Construir a base!
Horas 8 a 10 - Aprender umas músicas!

Como tinha escrito no último post, comecei esta semana com teoria para aprender uns novos acordes que estavam em falta e tentar aprender a fazer improviso. Infelizmente o ZebraKeys não tinha a parte de improviso que eu estava à espera, então optei por continuar a treinar os acordes e a passagem entre estes. Posso dizer que ao final de 15 horas já consigo acompanhar muitas músicas só em acordes e divirto-me muito com isso. Durante esta semana consegui tocar razoavelmente bem Chet Faker! Portanto já tenho o desafio ganho! Ahah.


O Boss ao Piano! Chet Faker no seu melhor! Imagem retirada de bcgavel.com

11ª hora de treino

Na aula 28 do ZebraKeys aprendi os acordes secundários para cada escala. Para isso basta tocar os acordes menores que começam na 2ª,3ª e 6ª posição da escala de qualquer nota. Se estivermos na escala de C (a mais fácil) esses acordes são o Dm, Em e Am, todos compostos por teclas brancas. Segundo este site, tocando uma música em determinada escala, dá para colocar uma mistura dos seus acordes maiores e menores e assim criar um contraste entre acordes "felizes" e "tristes".

Queres ver uma música que calha perfeitamente nesta definição? A música Hallelujah do Jeff Buckley. Nunca tinha reparado bem na letra da música, mas ele descreve um pouco da escala da música (em C) e os seus acordes: "Well it goes like this the fourth (F), the fifth (G), The minor fall (Am) and the major lift (F)." Incrível! Ahah!

Na aula 29 aprendi que para tocar o acorde dominante de 7ª basta apenas tocar o acorde maior (que já sabemos) e adicionar uma 4ª tecla com 2 teclas de intervalo. Na aula 30 aprendi a tocar o acorde maior de 7ª. Basta tocar o acorde maior e adicionar uma 4ª tecla com 3 teclas de intervalo. Em baixo podes ver o esquema dos acordes C7 (acorde dominante de 7ª) e Cmaj7 (acorde maior de 7ª).
Acordes dominantes de 7ª, C7 e maior de 7ª, Cmaj7.
Na aula 31 aprendi a tocar o acorde menor de 7ª. Basta tocar o acorde menor em qualquer nota e adicionar uma 4ª tecla com 2 teclas de intervalo.

Uma música que podes tentar tocar e que contem este tipo de acordes é a Sitting Waiting Whishing do Jack Jonhson. É muito divertido! Com todos estes acordes que aprendi até é possível tocar a maior parte das músicas.


Na aula 32 explorei a escala menor natural começada em qualquer nota. Tal como existia uma regra para construir a escala maior começada em qualquer nota, também existe uma para a escala menor. Por exemplo, para a escala maior de C temos as notas: C, D, E, F, G, A, B e C. Para a escala menor natural de C temos as notas: C, D, Eb, F, G, Ab, Bb e C. Para construir esta escala, que parece ter um tom mais "triste" que a maior, fazemos assim: 1 tecla (ou 1 passo) entre a 1ª e 2ª nota, nenhuma tecla (ou meio-passo) entre a 2ª e 3ª tecla, depois 1 tecla, 1 tecla, nenhuma tecla, 1 tecla e 1 tecla. Por exemplo, a escala menor de A é a mais agradável pois são só teclas brancas: A, B, C, D, E, F, G e A.

Na aula 33 aprendi a construir acordes na escala menor natural. Lembras-te da notação para os acordes? Letra maiúscula é acorde maior, minúscula acorde menor, minúscula com (o) é diminished (ou diminuído?), e maiúscula com (+) é augmented. Falo sobre isto no 2º post desta série. Nesta escala a progressão de os acordes é i,iiº,III,iv,v,VI,VII.

12ª hora de treino

As aulas 34, 35 e 36 lidam com improviso. Na aula 34 apenas aprendi que podemos tocar aquelas notas singulares que a mão direita costuma fazer, mas em vez de tocar numa nota apenas, tocar em 2 oitavas. Isso faz com que a música pareça mais preenchida. Na aula 35 aprendi o "Root Chord Pattern". Este tipo de approach serve para tornar os acordes feitos com a mão esquerda mais interessantes, ao tocar primeiro a nota correspondente ao acorde que queremos tocar e de seguida o acorde inteiro. É de notar que a nota e o acorde são tocados em 2 oitavas distintas. Assim dá um efeito mais engraçado. Na aula 36 aprendi que podemos tocar com a mão direita uma das notas do acorde da mão esquerda. Esta sessão de improviso não foi o que eu estava à espera pois o que gostaria de aprender era a a improvisar mais com a mão direita enquanto a esquerda faz os acordes e assim escolher qualquer sequência de acordes e começar a tocar à louca!

Acabei as aulas intermédias do ZebraKeys e já vi que para a frente eles ensinam um pouco mais de acordes e teoria, mas há coisas que ainda não têm disponível. De resto, nesta hora, estive a divertir-me com algumas músicas.

13ª hora de treino

Durante esta hora estive a treinar acordes. Neste momento está a ficar mais natural trocar de acordes e ler tabs de guitarra, conseguindo acompanhar bem qualquer música. Estive a tocar umas músicas dos Arctic Monkeys, Coldplay e depois comecei a tocar Chet Faker. A música "Talk is Cheap" é top! Aqui fica a tab e um vídeo a explicar como se tocam as diferentes partes da música:


14ª hora de treino

Durante esta hora continuei a aprender a música "Talk is Cheap". Os acordes desta música são:
Depois de treinar bem os acordes estive a treinar a parte do solo inicial.

15ª hora de treino

Esta hora foi mais do mesmo em termos de treino, mas foi bom! Seleccionei umas músicas que gosto, fui pesquisar a tab com os acordes no UltimateGuitar e depois experimentei no piano. Algumas músicas têm também uma coisa que é o "Capo". Isto na guitarra significa que temos de colocar o transpositor num certo sítio da guitarra. Descobri que o meu piano tem uma opção para fazer o tal Capo e assim posso tocar ainda mais músicas ou tocar músicas num tom mais baixo ou alto, para conseguir acompanhar a música a cantar.

Aqui fica um clip meu a tocar a "Talk is Cheap" do Chet Faker:


Faltam apenas 5 horas para acabar o meu desafio! Sinceramente, cumpri o que estava à espera até agora. Esta semana, a última, vou tentar aprender umas técnicas de improviso e continuar a experimentar os acordes em músicas conhecidas para treinar e para a diversão!

Aqui fica o link para o último post desta série!

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,