Série "Piano", Hora 1 - Preparação

No 1º post do "O Macaco de Imitação" falei na ideia de começar projetos de 20 horas (inspirado pelo livro do Josh Kaufman que ainda não li! Ahah). Segundo esse senhor, é possível ser razoavelmente bom em qualquer coisa em apenas 20 horas. É um dos objetivos deste blog testar essa teoria.

Primeiro que tudo, para aprender qualquer coisa nova é preciso ter um objetivo. Decidi para primeiro desafio aprender a tocar piano porque adoro música, tenho um piano a ganhar pó no quarto, já toco guitarra há uns anos e por isso acho que vou ter mais facilidade para aprender um novo instrumento e, mais que tudo, quero tocar sons do Chet Faker!! Ahah

Por onde começar esta aventura? Investir a primeira hora a fazer um plano de estudos e a pesquisar material de qualidade online que me ajude a cumprir os objetivos. No final deste desafio gostava de saber tocar uma música mesmo bacana, nada daquelas músicas chatas que alguém aprende quando começa a tocar piano.

A minha máquina de fazer música!

Objetivos:

Segundo a minha pesquisa e os meus objetivos, as peças fundamentais a dominar nestas 20 horas são:
  1. Conhecer o teclado. Saber quais as notas de cada tecla e aprender os acordes.
  2. Aprender a ler tablaturas. Se o souber, posso pesquisar tabs online e depois treinar as músicas sozinho, tal como faço na guitarra.
  3. Treinar algumas músicas fáceis apenas o suficiente para aprender a coordenar as mãos direita e esquerda.
  4. Aprender uma ou mais músicas muito top, mas relativamente fáceis de tocar.

Material online:

Encontrei muito material online e felizmente encontrei algumas coisas grátis:
E o plano não é mais do que isto. Hoje já fiz a primeira hora de treino, seguindo as lições do ZebraKeys e tenho-vos a dizer que foi muito produtiva. Mas sobre isso no próximo post! Até lá!

PS: Chet Faker!


Segue para a 2ª parte desta série aqui.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , ,