Série "Piano", Horas 2 a 7 - Construir a base!

Que grande semana para aprender! Desde o primeiro post desta série passei 6 horas a treinar piano e sinto que avancei bastante e já sei a teoria básica para conseguir aprender a maior parte das músicas. Já sou um Beethoven? Não. Mas já consigo tocar de forma rudimentar algumas músicas que também toco na guitarra

Antes de tudo, se estiveres a pensar fazer o mesmo tipo de desafio de 20 horas, é importante que as distribuas ao longo do tempo, por exemplo, 1 hora por dia durante 20 dias ou, se tirares os fins-de-semana, 1 mês. Isto é crucial para que tenhas tempo para solidificar os conhecimentos. Se conseguires treinar essa hora antes de dormir (o que é difícil neste caso porque não queres acordar o prédio!) é ainda melhor, porque durante o sono solidificas ainda mais aquilo que aprendeste.

Se quiseres também aprender piano sugiro mesmo que sigas as aulas do ZebraKeys, estão espectaculares! Fiz questão de escrever sobre truques que descobri para facilitar a aprendizagem e que eles não sugerem à partida.

Se não leste o 1º post, do que estás à espera? Caso contrário deixa-me explicar-te o processo desta semana.

2ª hora de treino

Durante esta hora segui as primeiras 7 aulas do Zebrakeys. Antes de mais, aprendi onde estão as notas no piano, os famosos Dó (C), Ré (D), Mi (E), Fá (F), Sol (G), Lá (A) e Si (B). Aconselho vivamente que aprendas as suas designações em inglês, porque é assim que as notas e acordes vão aparecer em todo o lado.

Disposição das notas no teclado.
Como podes ver pela foto, as notas seguem a ordem C,D,E,F,G,A,B. Estas notas estão sempre na posição acima e vão-se repetindo ao longo do teclado. Sugestão: escreve as notas no teclado com um lápis ou uma caneta de acetato, vai facilitar a tua vida!

Nestas lições aprendi também a definição de nota # (sustenido ou "sharp") e b (bemol ou "flat"). Estas são as teclas pretas ao lado das notas principais. # significa que é a tecla preta que está à frente e b atrás. Por exemplo, não existe no teclado E# e Fb.
Pauta dividida em measures ou bars e bar lines. Imagem retirada de http://www.guitarforanyone.com/.
Localização das notas numa pauta. A primeira tem a clave de Sol no princípio e indica o local da pauta onde o Sol está representado. A pauta de baixo tem no princípio a clave de Fá e indica o local dessa nota. Imagem retirada de http://musicaeadoracao.com.br/
E há vários tipos de notas que podem aparecer numa pauta, porque estas podem variar quanto ao tempo que devem ser tocadas.


A medição do tempo em cada measure. O 4 do topo na esquerda significa que a measure tem 4 beats e o 4 de baixo indica que um quarto de nota representa um beat, portanto essa measure aceita 4 quarter notes, ou 2 half-notes, ou 1 whole-note...Imagem retirada aqui.
Em baixo tenho a lista de todos os tipos de nota:

Tipo e duração das notas.
No final desta aula aprendi ainda duas músicas básicas, daquelas que são uma seca gigante, ahah! Com o final desta aula fiquei a saber todas as notas no teclado e como ler pautas. Tudo isto com apenas 1 hora. Porreiro!

3ª hora de treino

Nesta hora de treino, segui as aulas 8, 9 e 10 do ZebraKeys e aprendi os acordes maiores.

Existem 12 acordes maiores (major chords), 1 para cada tecla. Estes acordes são compostos por 3 notas, ou 3 teclas. A primeira é sempre a nota correspondente ao acorde que queremos. Por exemplo, se queremos tocar o acorde maior C, ou Dó, colocamos o dedo mindinho na nota C, o dedo do meio na nota E e o dedo grande na nota G.

Existe algum padrão para tocar estes acordes? Claro que sim! Descobri uma regra para tocar qualquer acorde maior! A primeira nota é sempre aquela correspondente ao acorde que queremos. A segunda tecla obtêm-se com 3 teclas de separação da primeira, e a terceira tecla com 2 teclas de separação da segunda. Fácil! É sempre a mesma regra, assim não tens de decorar os acordes, podes sempre descobrir. Podes comprovar a regra com a imagem em baixo:
Acordes maiores. Repara bem na regra: 1ª nota, 3 teclas de separação, 2ª nota, 2 teclas de separação, 3ª nota. Sempre! Imagem retirada de http://gospelshoutingmusic.com/.
E para fazer uma escala? Há regra? Sim! Tocamos a 1ª nota da escala (que pode começar em qualquer nota), depois deixamos 1 tecla de intervalo e tocamos a 2ª nota, outra tecla de intervalo e tocamos a 3ª nota, a 4ª nota é logo a tecla seguinte, novamente 1 tecla de intervalo para a 5ª nota, o mesmo para a 6ª nota, idem para a 7ª nota e depois a tecla seguinte é a 8ª nota da escala (mesma nota que a 1ª, uma oitava acima). A escala mais simples é a do C, que é só composta por teclas brancas e bate tudo certo. Fica as notas: C,D,E,F,G,A,B,C.
Escala começada em D. Reparem na regra! Imagem retirada de http://www.flstudiouser.com/.
Na aula 10 aprendi que existem os acordes primários I, IV e V para cada nota. O acorde primário I é o acorde maior dessa nota. O IV é o acorde que começa na 4ª nota da escala dessa nota, e o V é o acorde que começa na 5ª nota da escala. O exemplo mais simples corresponde à escala de C, dos quais temos os acordes C, F (que começa na 4º nota da escala de C) e G (que começa na 5ª nota da escala de C).


No Zebrakeys é indicado que com estes 3 acordes (C, F e G) se podem tocar muitas músicas populares. Vamos esperar para ver, ahah. O resto da hora foi passada a testar umas músicas e a brincar com os acordes.

4ª e 5ª horas de treino

Como passei 1 dia sem treinar, hoje pratiquei 2 horas fortíssimas, estudando das aulas 11 à 16 do ZebraKeys, que foram um pouco mais teóricas mas que valeram a pena porque aprendi mais sobre acordes e escalas.

Na aula 11 aprendi o 12 bars blues chords progression. Esta é uma progressão de acordes para blues e a base de muitas musicas rock e pop. Envolve os primary major chords (I, IV e V) da nota escolhida e são tocados assim:
4 Primeiras measures/bars: I, I, I, I
Segundas: IV, IV, I, I
Terceiras: V, IV, I, I

Depois filosofou-se que as músicas podem ser tocadas em uma de 12 notas. Eles dizem que se pode identificar pela última nota ou acorde tocado na música. Talvez...Este tipo de coisas pode ser interessante mas apenas para uma fase mais avançada.

Aprendi a designação das notas na escala maior:

I_________Root_________Tonic

II________Second_______Supertonic

III_______Third________Mediant

IV________Fourth_______Subdominant

V_________Fifth________Dominant

VI________Sixth________Submediant

VII_______Seventh______Subtonic or Leading Tone

A aula 14 foi sobre os intervalos entre as notas. Fala de half steps, intervalo entre 2 notas que não têm notas no meio e whole steps que têm uma nota de intervalo. Normalmente os half steps são entre uma tecla preta e uma branca excepto a passagem B-C e E-F. Uma passagem do tipo C-C é uma oitava. O resto da aula foi confusa. Como estou aqui para aprender os básicos decidi não dar atenção ao resto e voltar se necessário.

A aula 15 foi a senhora doutora aula! Aqui aprendi os acordes menores! Por exemplo, se seguirmos a escala de C temos os seguintes acordes:
Acordes na escala de C. Imagem retirada de http://www.harmonisphere.com/.
Por exemplo, a escala maior de acordes que começa em C, segue a escala de C maior, portanto todos os acordes começam nas teclas brancas e também têm sempre o mesmo aspecto. Tocam-se sempre nas teclas brancas (sempre com uma de intervalo). Assim temos os acordes I (C), ii (Dm), iii (Em), IV (F), V(G), vi (Am) e viiº (Bº). 

Ó macaco, existe uma regra para tocar acordes menores?! Eu acredito que sim! Se quiseres tocar um acorde maior fazes daquela maneira que já expliquei. Primeiro dedo na nota correspondente ao acorde, segundo dedo com 3 teclas de intervalo e o último dedo com outras 2 teclas de intervalo. Para tocar um acorde menor, trocar as voltas. Primeiro dedo na nota principal, 2ª nota com 2 teclas de intervalo e 3ª nota com 3 teclas de intervalo. Para tocar um acorde diminished, fazer 2 notas de intervalo entre cada dedo. Parece-me uma regra fácil. Com estas regras consegues tocar qualquer acorde maior, menor ou diminished sem precisares de decorar algum deles!

Decidi testar os acordes em músicas fáceis de guitarra e consegui! Este é um grande passo! Já me consigo divertir tocando umas músicas desta maneira mais simples. Já é um começo, ahah.

Mas como fiz isto? Fui ao banco de tabs de guitarra no UltimateGuitar e pesquisei músicas simples como a One Day do Matisyahu que tem apenas os acordes C, G, Am e F que já aprendemos e comecei a experimentar no piano!

Na aula 16 aprendi o Circle of Fifths que é interessante pois mostra os primary chords para qualquer nota:

Os acordes à direita e esquerda de qualquer acordes são os seus acordes primários (primary chords).

6ª hora de treino

Nesta hora acabei as aulas de principiantes do ZebraKeys. Aprendi maneiras de tornar os acordes mais engraçados.

Das coisas mais interessantes foi aprender os chords inversion. Ou seja, podemos tocar acordes de 3 notas de 3 maneiras distintas. Primeiro temos a que já conhecemos, com o primeiro dedo na nota correspondente ao acorde que queremos tocar. Depois temos o 1st inversion em que movemos o primeiro dedo 1 oitava para cima e a 2nd inversion onde movemos os dois primeiros dedos uma oitava para cima.
Acorde maior de C e as suas inversões. Podemos tocar os acordes de diferentes maneiras para facilitar e suavizar a transição entre acordes. Imagem retirada de http://www.piano-play-it.com/.
Para tornar a melodia mais engraçada também pode ser usado o Broken Chord Pattern: toca-se primeiro a 1ª nota do acorde e por fim as duas últimas. Temos também o Arppegio chord pattern: toca-se o acorde uma nota de cada vez, nesta sucessao: 1ª nota, 2ª nota, 3ª nota e 2ª nota. Usei este tipo de construção mais à frente para aprender uma música.

Na aula 21 aprendi a escala pentatonica (que usa apenas as teclas pretas) e é impressionante. As músicas ficam sempre bem com qualquer combinação de notas nesta escala. Tem aqui o som para conferires:


Na aula 22 aprendi a whole tone scale, uma escala de 6 notas apenas, em que a separação entre elas é exactamente 1 tom, ou seja, separadas entre um tecla cada uma, o que faz com que as notas sejam a C,D,E e as 3 teclas pretas à frente.

Depois desta faze de principiante está na altura de aprender umas músicas! Voltei ao site que tinha identificado no 1º post onde encontrei algumas músicas supostamente fáceis de tocar!

Escolhi começar a aprender a música "Someone Like You" da Adele! Pareceu-me a mais interessante dentro deste leque. No vídeo abaixo tem a explicação de como tocar as 4 partes distintas da música:



Sobrou pouco tempo nesta hora para aprender a música e fiquei apenas pelo intro e verso em que se usa a mesma sequência. Esta música envolve grande ginástica dos dedos com a mão esquerda porque toca a mesma nota em 2 oitavas diferentes, o que estica a minha pequena mão ao máximo. A mão direita toca Arpeggio, aquele pattern que já descrevi em cima.

7ª hora de treino

Durante esta hora voltei a treinar o "Someone Like You" da Adele. Sinceramente está um bocado complicado mas acho que estou a aprender muito. Já consegui absorver mais um pedaço da musica. Estou a metade!´

Esta semana passou a correr mas sinto que com apenas 7 horas de treino já avancei bastante. Conheço agora os fundamentos teóricos básicos, sei as notas no teclados, acordes maiores e menores, já treinei algumas músicas básicas, consigo acompanhar as tabs de guitarra com os acordes que aprendi no piano (de forma rudimentar mas divertida) e estou já a treinar uma música mais top.

Talvez tenha dado um salto muito grande quando decidi aprender esta música da Adele pois é complicada e vai-me consumir muitas horas de treino. Encontrei umas músicas mais simples mas igualmente porreiras no YouTube que acho que compensa explorar para a próxima semana. Mas isso logo se vê.

Continuarei nesta aventura de 20 horas durante a próxima semana. Até lá! 

Segue para o 3º post desta série aqui.

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