És um generalista?

A ideia do Macaco de Imitação era simples; criar um blog e escrever sobre generalistas, multi-potenciais ou almas renascentistas - pessoas que têm múltiplos interesses. No entanto a ideia foi crescendo, e O Macaco de Imitação tornou-se também um blog sobre psicologia, livros e sobre aceitar novos desafios. Todos os posts têm um tema em comum; a vontade de crescer, aprender e saber fazer.

Com tudo isto, o post no qual introduzia o termo "generalista", tão importante para mim, ficou para segundo plano. Propositadamente, decidi criar um arquivo de posts antes de apresentar aquele que seria, na minha opinião, o artigo mais interessante. Apresento-o depois de 26 posts.

Quem é generalista?

Um generalista, multi-potencial ou alma renascentista - vários nomes são usados na literatura - é uma pessoa que tem muitos interesses, sendo o oposto de especialista, alguém que gosta bastante de uma única área. Este conceito parece simples, mas está longe de ser intuitivo para um generalista.

Se és generalista, costumas pensar desta forma:

Um generalista gosta de aprender, explorar e testar; No entanto é criticado por não se concentrar naquilo que faz, e tem medo de compromissos, porque ao escolher uma coisa abdica de tudo o resto. Somam-se as críticas dos especialistas, que não conseguem perceber tamanha dispersão e indecisão. Mas quem são esses especialistas?

Quem é especialista?

O especialista é alguém que consegue ser feliz ao focar-se num único assunto. Pode até relaxar com um hobby, mas raramente é apaixonado por algo excepto a sua área. Os especialistas não entendem os múltiplos interesses do generalista. Para eles, o generalista é um bicho estranho e indeciso.

O especialista é aquele indivíduo que sabe, desde sempre, que quer ser médico, engenheiro, músico ou pintor. Em contraste, vê a minha experiência. Só escolhi o meu curso no 12º ano, e nessa altura a escolha era entre Ciências Farmacêuticas, Arquitetura, Gestão e Engenharia Biomédica. Estava indeciso entre tudo. Decidi-me por Engenharia Biomédica, que, muito provavelmente, é um dos cursos mais generalistas.

O especialista raramente pensa naquilo que está a perder. Está focado na sua área e isso é suficiente. Pelo contrário, o generalista está sempre à procura do próximo desafio. Se és um generalista, sempre pensaste que eras um especialista desencontrado, em eterna procura pela sua "paixão". Esquece-o. Acredita no que te digo; Não vais ficar satisfeito a fazer uma só coisa.

À descoberta do "eu" generalista

Todos os generalistas, eu inclusive, têm muitos interesses e querem estar sempre a aprender coisas novas. Para as pessoas que estão de fora - sejam amigos, familiares ou professores - somos hiperativos e temos falta de atenção. Dizem-nos para escolher uma só coisa. E nós, parvos, vamos acreditando nesta conversa; ficamos desorientados e desmotivados. Não conseguimos escolher nada, porque ao fazê-lo abdicamos de tudo o resto, e isso é que não pode ser, certo? Até que descobrimos o nosso "eu" generalista.

Há 6 meses, não conhecia nada sobre generalistas. Não queria acreditar quando li aquele primeiro artigo. Não estava sozinho; haviam outras pessoas que tinham muitos interesses ao mesmo tempo. A seu tempo, todas se perguntavam qual era o seu propósito. Percebi que para estas pessoas, saber que um "generalista" é algo real, pode ser um momento de revelação. Fiquei chocado quando não encontrei informação sobre generalistas em português.

Aprendi que devemos deixar de pensar como um especialista. Desiste. Esquece tudo o que a sociedade te ensinou sobre escolher uma área. Não vais encontrar a tua paixão, porque tu tens muitos interesses e não queres escolher só um, queres fazer tudo. O teu desafio, a partir de agora, é perceber como podes agrupar esses interesses todos no teu horário. Vais aprender a criar uma vida equilibrada e feliz. Mas ainda duvidas que isso resulte, certo? Aliás, os generalistas nunca chegam a lado nenhum.

Conheces o Leonardo da Vinci? Cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico e, não nos esquecemos, pintor. Leonardo da Vinci foi um generalista. Alguma vez pensaste neste senhor como uma pessoa mal-sucedida? Este é o Deus de todos os generalistas, a típica alma renascentista. E há muitos mais. Olha à tua volta. Vais ter muito sucesso se abraçares o generalista que há em ti.


Auto-retrato de Leonardo da Vinci. Imagem retirada de pt.wikipedia.org

O próximo passo

Para um generalista, a simples leitura deste post pode mudar a forma como se vê a si e como encara a vida. E com isto, não quero dizer que há algo de especial no "meu" post, mas apenas que é difícil encontrar este conceito na internet, particularmente em português.

Vou continuar a escrever sobre generalistas. Ficou muito por dizer. Nos próximos posts exploro todos os tipos de generalistas, como estes devem escolher o seu próximo desafio e como devem organizar o seu tempo. Até esse momento, aconselho-te 2 livros sobre generalistas. Não encontrei mais que 2, e acredita, não foi por falta de pesquisa. São eles o Refuse to Choose! de Barbara Sher e o The Renaissance Soul, de Margaret Lobenstine. Espreita também o blog Puttylike.

Se és generalista, espero que este artigo te tenha ajudado. Fico à espera do teu comentário a baixo. Conta-me a tua história. Se és um especialista, a minha intenção é mostrar-te o outro lado. Se conheces alguém com esse tipo de personalidade, conta-lhe acerca dos generalistas. No entanto, escrevo principalmente para quem tem múltiplos interesses. Se, com este post, descobriste que és generalista, o meu trabalho ficou feito.

Conhece a página do Facebook d'O Macaco de Imitação.

Etiquetas: , , , , , , , , , ,