Como usar o Feedly

O que é o Feedly?

O Feedly é um leitor de feeds que permite organizar as atualizações de qualquer site. É possível sincronizar com sites de notícias, blogs e muito mais. Perfeito para quem pesquisa notícias de vários sites (Bola, Dinheiro Vivo, Surf Portugal, Entrepreneur...), para quem está à procura de emprego e não quer perder nenhuma oportunidade ou para quem segue uma série de blogs e quer estar a par de todas as publicações. Podemos ver as atualizações de todos os sites sem sair do Feedly, o que, além de facilitar muito a leitura dos artigos ou notícias, poupa imenso tempo. O Feedly já foi abordado n'O Macaco de Imitação, quando escrevi sobre 4 Ferramentas para aumentar a produtividade, mas agora resolvi entrar em maior detalhe sobre esta aplicação. Em baixo explico como configurar o Feedly e mostro as vantagens ao utilizar este leitor de feeds.


Logo do Feedly

Aceder ao Feedly

Para aceder ao Feedly através do PC ou Mac seguir para http://feedly.comFazer Login seguindo o botão no canto superior direito utilizando a conta do Google, Facebook, Twitter, Evernote ou Windows.

Adicionar os teus sites e blogs ao Feedly

Agora que fizeste login, perguntam-te para adicionares o teu primeiro conteúdo. Para fazeres isso podes adicionar o endereço do site/blog que queres seguir ou então podes pesquisar pelo nome do site/blog.


Ao clicar no site pretendido, irá aparecer o seu feed. Explora o resultado clicando nos artigos. Se te interessar e quiseres adiciona-lo ao teu Feedly, clica no botão verde (+Feedly) no topo.


Pesquisa no Feedly pelo site de notícias e oportunidades de emprego Dinheiro Vivo.
Artigos do Dinheiro Vivo relacionados com emprego.
Escolhe uma categoria para o teu feed (ou adiciona-o a uma categoria existente se não for a primeiro site que adicionas ao Feedly).


No final terás um ecrã semelhante ao seguinte. Para adicionares mais sites ou blogs clica em "Add Content" no topo da barra lateral esquerda.

Feedly depois do primeiro conteúdo adicionado.

Organizar o Feedly

Agora que já adicionaste alguns sites e blogs ao Feedly, podes sempre organizá-los melhor clicando em "Organize" na barra lateral esquerda. Podes criar e eliminar categorias e reorganizar os teus feeds. Para isso arrasta os sites/blogs de uma categoria para outra:


Navegação no Feedly

Explorar os artigos no Feedly é incrivelmente fácil. Na barra lateral esquerda tens todas as novas atualizações dos teus sites ou blogs favoritos. Na imagem a baixo mostro a disposição do meu Feedly:




Como carreguei no separador "Emprego", o Feedly abre-me um quadro resumo de todas as atualizações que fazem parte dessa categoria. Além disso, posso clicar diretamente num site/blog na barra de lado, como se vê na imagem a baixo.




Ao abrir diretamente o "Emprego Pelo Mundo" tenho acesso a todas as atualizações deste site desde a última vez que o li. Ao carregar na terceira publicação, tenho acesso à notícia que a Primark está a contratar. Posso ler a notícia no Feedly e, se quiser seguir para o site da candidatura, clico em baixo em "Visit Website".

Uma das vantagens que encontro do Feedly é organizar a procura de emprego. Ao receber as atualizações dos sites onde costumo procurar, tenho a certeza que não vou perder nenhuma notícia.




Ao selecionar um site ou categoria da barra lateral esquerda, temos acesso a todas as novas publicações e, mesmo só vendo os títulos, podemos ver se nos interessa ou não.




Ao carregar numa publicação, esta fica automaticamente marcada como lida. Se quiseres marcar todas as publicações de uma categoria ou site/blog como lidas, podes carregar na roda dentada que está no canto superior direito e selecionar a opção "Mark As Read - All".

Podes também organizar as publicações vizualmente de outras formas. Se selecionares a opção de visualização "Magazine" verás os posts com a disposição mostrada na imagem seguinte.




Gosto mesmo do Feedly porque nos permite ver todas as publicações de uma série de sites ou blogs num único local. Como podes ver na imagem seguinte, podemos ler integralmente o post deste blog no Feedly.




Configura o Feedly para estar de acordo com os teus gostos

O Feedly é totalmente personalizável. Podes configurar o seu aspecto, quantos posts aparecem no ecrã, o que acontece quando clicas em cada um deles, as aplicações que podes sincronizar e muito mais. Clica em "Preferences" e personaliza o Feedly ao teu gosto.


Sincronização do Feedly com outras aplicações

Uma coisa espectacular acerca do Feedly é que podes sincronizá-lo com uma série de outras aplicações. Numa das imagens acima, quando foi aberta uma publicação, provavelmente reparaste que existem uma série de ícones no topo da publicação. Estes servem para sincronizar o Feedly com outras aplicações e partilhar o post que lemos no momento.




Na imagem acima podes ver todas as aplicações que interagem com o Feedly. Uma funcionalidade muito engraçada acontece ao carregar no primeiro ícone, que marca o artigo para "ler mais tarde" e o guarda na opção "Saved For Later" que está presente na barra lateral esquerda.

Podes ainda guardar o artigo no Evernote, guardar para ler mais tarde no Pocket, partilhar com alguém via email (imagina que descobres uma oportunidade de trabalho que é perfeita para um amigo teu), partilhar no Facebook, Google+, Twitter ou LinkedIn e muito mais, tal como podes ver na imagem a cima.

Feedly no Smartphone ou Tablet


O Feedly também está disponível para iOS e Android. Podes então conectar o teu tablet ou smartphone com a mesma conta e vais ter todos os locais sincronizados com as atualizações dos sites que indicares.

Como podes ver, o Feedly é uma ferramenta poderosa para te ajudar a organizar toda a informação que precisares. Poupas muito tempo desta maneira. Espero que o aches tão útil quanto eu.

Etiquetas: , , , , , , , , , ,