A regra 80/20 para aprender uma nova língua

Porquê aprender uma nova língua

Há cerca de 10 dias comecei um novo desafio, aprender Francês. Uma das minhas motivações foi ler este artigo (uma tradução do original) e perceber que uma das coisas que as pessoas mais se arrependem de não ter feito é aprender uma nova língua.

Sabemos por experiência que aprender uma nova língua tem muitos benefícios. Basta imaginar a quantidade de informação que se produz em Inglês todos os dias e que está disponível na net. Agora imaginem não puder aceder a essa informação! Aprender uma nova língua também nos dá vantagens profissionais, permite-nos falar com pessoas de outras nacionalidades, conectamos melhor com outras pessoas quando estamos em viagem e por isso tiramos melhor partido dessa aventura e além disso tudo, aprender uma nova língua é divertido pelo simples facto de aprender. 

Imagem retirada de http://blogdovestiba.pucpr.br/
Decidi aprender uma nova língua, adoptando um bom método para acelerar essa aprendizagem (que apresento de seguida). Optei pelo Francês porque é uma língua global, fácil de aprender para os Portugueses e além disso gosto da língua e acho que me vou divertir a ver filmes franceses e a ler Tintim e Astérix. Mas por onde começar?

A regra 80/20 para aprender uma nova língua

Para aprender uma nova língua é necessário ir para uma escola? Não! Podemos aprender sozinhos, mas temos de garantir que temos um bom método de estudo. Vai demorar anos até dominar a língua? Nada disso! Podemos aprender uma nova língua muito rapidamente e aqui mostro como o fazer. Os próximos tópicos são baseados nas notas de Tim Ferriss sobre como aprender línguas rapidamente. Daqui a 1 mês vou conseguir dar feedback sobre este método. No entanto, penso que tal como eu vão achar que estes conselhos fazem todo o sentido.

Provavelmente já ouviste falar da regra 80/20: 80% dos resultados vem de 20% do trabalho. No caso de aprender uma nova língua, temos de perceber quais são os 20% da língua que nos irão trazer 80% dos resultados, ou 80% de fluência na língua em questão.

Aprender um conjunto de frases comuns

Podemos começar por aprender uma série de frases comuns na língua alvo, coisas como "Bom dia", "Como estás?" ou "Prazer em conhecer-te". Desta maneira vamos começar com força, aprendendo umas quantas frases para uma pequena conversa de circunstância. Além disso, podemos aprender muito sobre a língua desta maneira, pois podemos desconstruir as frases que aprendemos para perceber o significado de cada palavra. 

Por exemplo, em Português "Bom dia" é a junção das palavras "Bom" e "Dia", tal como em Francês "Bonjour" é a junção de duas palavras "Bon" (Bom) e "jour" (dia). Além de aprendermos estas frases ou palavras comuns, aprendemos uma série de palavras comuns na nova língua. Para o Francês arranjei este link que contém as frases mais comuns. Para aprender a pronunciar as palavras, o melhor é mesmo usar o Google Tradutor que reproduz aquilo que escrevemos.

Verbos importantes

Um dos maiores problemas ao aprender uma nova língua é a conjugação de centenas de verbos. Ainda que consigamos perceber algum padrão, é simplesmente chato estar a conjugá-los. Podemos no entanto aprender alguns verbos que podem ser conjugados e agrupados com outros verbos no infinitivo. Por exemplo: 
Assim reduzimos muito o número de verbos que precisamos de conjugar. A tabela seguinte resume bem este tópico:

Palavras mais usadas na nova língua

A regra dos 80/20 aplica-se muito bem ao número de palavras numa língua. Deves começar por aprender primeiro as palavras que são usadas com maior frequência na nova língua e assim vais evoluir muito mais rapidamente. Por exemplo, neste link temos as 1000 palavras mais usadas em Francês.

Mnemónicas

Mnemónicas são truques de memorização. Por exemplo, podes aprender a palavra "Vaccum" (aspirador) pensando em Vaca. Se fizeres associações deste tipo vais lembrar-te da palavra mais facilmente.

Enquanto estava a aprender Francês no Duolingo apareceu-me a palavra "Viande" que quer dizer "Carne". O que usei para decorar foi pensar que "Viande" é parecido com "Veado", que é de facto, carne!

Material de estudo

Já sabemos que se queremos aprender uma nova língua temos de ter um método que nos faça aprender aquilo que é mais útil e importante primeiro. Vamos agora explorar algum material de estudo.

Duolingo

aqui falei sobre o poder desta plataforma. O Duolingo preocupa-se com a regra dos 80/20, garantido que aprendes primeiro as coisas mais importantes. As funcionalidades do Duolingo incluem:
Se quiseres começar a aprender uma nova língua, começa pelo Duolingo. É eficaz e muito divertido.

Livros, Séries e Filmes

É importante que te divirtas enquanto aprendes. Quando já estiveres mais à vontade começa a ler uns livros. Podes sempre ler qualquer coisa escrita na língua em questão, tal como ler Astérix ou Tintim se quiseres aprender Francês, mas também podes explorar traduções de alguns livros que gostes. O importante é selecionares livros com uma escrita mais simples, livros de não-ficção ou técnicos. Podes ler o livro com um dicionário ao teu lado mas não te preocupes em perceber todas as palavras, com o tempo vais percebendo melhor.

Quando estiveres mais avançado podes ver filmes ou séries. No entanto acho que precisas de um pouco mais de treino para perceber este conteúdo porque avança mais depressa e é mais chato estar sempre a voltar para trás para perceber uma certa parte. Também podes experimentar colocar legendas na língua em questão. Para treinar o ouvido podes ver uns vídeos no Youtube mais simples ou então mesmo desenhos animados para crianças.

Escrita e Fala

Para treinares a tua escrita podes escrever uns pequenos parágrafos sobre ti, sobre algum tema ou então fazeres um diário. Para confirmares os teus textos podes mostrar a alguém que já domine a língua ou a algum amigo que seja nativo. Para treinares a fala podes de igual maneira falar com algum amigo nativo na língua ou que já domine a língua em questão. Podes também tentar conhecer alguma pessoa online, numa das redes sociais em que aprendes a língua e depois combinar uma conversa pelo Skype.

Espero que este post te ajude a perceber que aprender uma nova língua não tem de ser um bicho de sete-cabeças, não tens de investir muito dinheiro numa escola, nem vais demorar anos até falares fluentemente.


Etiquetas: , , , , , , , , ,