Os 16 tipos de personalidade de Myers-Briggs, descobre o teu

Testa o teu tipo de personalidade

Alguma vez fizeste um teste para saber o teu tipo de personalidade? Estou de momento a ler o livro "Quiet", sobre introversão, onde é abordado o tema das personalidades, mais especificamente o teste de Myers Briggs (MBTI). Tal como é importante saberes se és otimista ou pessimista, "descobrires" o tepo tipo de personalidade pode trazer-te muitos benefícios.

Considero que ao saber um pouco sobre psicologia e sobre a maneira como pensamos, podemos compreender melhor porque fazemos certas coisas. Se pretendermos mudar alguma coisa em nós, ficamos também a saber onde "atacar".


Os 16 tipos de personalidade. Imagem retirada de http://www.3quarksdaily.com/
Antes de mais, segue este link para fazeres o teste em português (Brasil). Se quiseres fazer o teste em Inglês segue este link. Saber o tipo de personalidade que tens é muito importante para entenderes o que deves fazer - tanto a nível profissional como a nível pessoal - para seres mais feliz. E descobres como usar os teus pontos fortes a teu favor.

Os 4 parâmetros do MBTI

Seria incorreto da minha parte entrar em detalhe sobre os parâmetros e tipos de personalidade de Myers e Briggs. Existe muito material de qualidade na web (que indico no final do post), feito por pessoas que estudam isto exaustivamente. Aconselho-te a ler esse material se estiveres realmente interessado. Faço aqui apenas um apanhado geral deste teste de personalidade, com informação retirada do próprio link que indiquei acima.


Distribuição salarial em função do tipo de personalidade. Imagem retirada de https://timenewsfeed.files.wordpress.com
Este teste é composto por 4 parâmetros, cada um com 2 valores opostos, o que dá o total de 16 tipos de personalidade. De notar que os 4 parâmetros estão numa escala contínua e por vezes podemos estar exatamente no meio dos dois extremos. O teste indica-nos o lugar em que nos encontramos na escala de cada parâmetro.

Introvertido (I) vs Extrovertido (E)

Este parâmetro mostra como interagimos com outras pessoas:

Intuitivo (N) vs Observador (S)

O segundo parâmetro determina como vemos o mundo e processamos informações:

Pensante (T) vs Sentimental (F)

Este parâmetro determina como tomamos decisões e lidamos com as emoções:

Julgador (J) vs Explorador (P)

O último parâmetro reflete a nossa abordagem ao trabalho, planeamento e tomada de decisões:

Os 16 tipos de personalidades

Consoante a tua posição em todas as escalas, podes ter 1 de 16 tipos de personalidade. Aconselho-te a repetir o teste noutros sites para reforçares o resultado final. 

De seguida apresento uma descrição, demasiado simplificada, de todos os tipos de personalidade. No entanto, deves seguir o seguinte link e investigar mais sobre o teu tipo de personalidade porque além de interessante vai ajudar-te muito. Os seguintes tipos estão acompanhados dos links para a explicação mais detalhada (que deves ler). No entanto, se leres a versão inglesa do mesmo site, vais ter ainda um maior detalhe sobre cada uma das personalidades, tal como os pontos fortes e fracos de cada uma.


Distribuição percentual dos 16 tipos de personalidade. Imagem retirada de http://personalityplaybook.com/

Os analistas

Diplomatas

Sentinelas

Exploradores

Leitura mais profunda

Como já escrevi, saber o tipo de personalidade é importante e portanto aconselho a leitura dos materiais seguintes. Apenas tem em mente que, apesar da tua personalidade se "encaixar" numa das 16 personalidades acima descritas, deves ter em atenção o lugar a que pertences nas 4 escalas.

Pessoas famosas e as suas personalidades. Imagem retirada de http://i.kinja-img.com/
Todas as personalidades têm aspetos mais dominantes que outros dentro dos 4 parâmetros. Deves também percebe-los, de forma a criares uma vida que esteja de acordo com os teus valores e te sintas bem.

Seguem então alguns links interessantes sobre tipos de personalidade. A estes links juntam-se os links acima relacionados com cada uma das personalidades:

O meu tipo de personalidade é INFJ. Qual é o teu? Comenta em baixo!

Conhece a página do Facebook d'O Macaco de Imitação.

Artigos relacionados:

Etiquetas: , , , , , , , , , ,