Pessoas extraordinárias, geeks e viajantes do tempo - os 4 livros de Março

Tal como fiz no mês passado, volto a apresentar os livros que tenho lido. Se em Janeiro e Fevereiro li 5 livros, agora li quase o mesmo número apenas em apenas 1 mês. Ler é um vício e desde que comprei o Kobo (ereader) tenho lido cada vez mais. Gosto de ler ficção científica, histórias de pessoas extraordinárias, ciência e psicologia. Neste post apresento os 4 livros que li em Março:

1) Livre (Wild), Cheryl Strayed

Livre encaixa na categoria de histórias extraordinárias. Cheryl Strayed decide largar tudo, juntar todo o pouco dinheiro que tem e caminhar a Pacific Crest Trail, um trilho que se estende desde a fronteira Estados Unidos com o México, até ao Canadá. Esta história real, relatada na primeira pessoa, transmite emoções que raramente se sente quando se lê um livro.


Livre (Wild). Imagem retirada de http://upload.wikimedia.org/
A força de vontade de Cheryl Strayned é incrível e contagiante. Se quiserem também podem ver a adaptação cinematográfica do livro, nomeada para os Óscares de 2014. Mas, se estão atraídos pela história, sugiro a leitura do livro porque é muito mais completo e emocionante que o filme.

2) As primeiras 20 horas (The First 20 Hours), Josh Kaufman

Já falei várias vezes deste livro no O Macaco de Imitação. Neste post, não só faço um resumo dos pontos essenciais do livro, bem como adiciono algumas outras coisas que acho importantes.

As primeiras 20 horas (The First 20 Hours). Imagem retirada de http://content.first20hours.com/ 
Com "As primeiras 20 horas", Josh Kaufman mostra-nos que é possível ser razoavelmente bom em qualquer coisa com apenas 20 horas de treino. Além disso, apresenta-nos o método para o fazer corretamente, garantindo que tiramos o melhor proveito possível dessas 20 horas. Aconselho-te a ver o vídeo seguinte, onde Josh fala sobre as suas experiências e resume todo o seu método para aprender qualquer coisa rapidamente.


Este é com certeza um dos livros que mais impacto teve na minha vida. Mudou a minha perspectiva sobre a educação formal. Sei agora que não é necessário estar numa escola para aprender qualquer coisa. Se adoptarmos um bom método e encaramos positivamente novos desafios, podemos aprender melhor e mais rapidamente. Esses conhecimentos podem tornar a vida mais divertida, além de oferecer claras vantagens em termos profissionais.

3) A Máquina do Tempo (The Time Machine), H. G. Wells

H.G. Wells é um dos pioneiros da ficção científica. Provavelmente já ouviste falar de outro dos seus livros, "A Guerra dos Mundos". A Máquina do tempo fala-nos de um cientista que inventa uma máquina que o transporta 800.000 anos no futuro. O que este encontra deixa-o atordoado. Não vou avançar com detalhes sobre o livro porque senão estragava a tua leitura. O livro é muito pequeno e aconselho a todos a sua leitura. Gostei de ler este livro porque além de fazer o leitor pensar no futuro da civilização, H. G. Wells critica a sociedade atual e as escolhas, ou melhor, critica a sociedade de há 100 anos atrás, mas digamos que quase nada mudou em termos sociais.

4) Ready Player One, Ernest Cline

Estamos no ano 2044 e existe um jogo, o OASIS, praticamente real, que permite as pessoas ficar ligadas a uma máquina enquanto vivem num mundo virtual. Antes de morrer, James Halliday, o criador deste mundo, deixa toda a sua fortuna a quem conseguir descobrir 3 chaves e abrir 3 portas que estão escondidas no OASIS. O problema é que as pistas que Halliday deixa, bem como a possibilidade das chaves e portas puderem estar espalhadas pelos milhares de planetas de OASIS, torna o desafio quase impossível. Até que Wade Watts, aos 18 anos, encontra a 1ª chave, 5 anos depois do jogo começar. Começa aí uma história sobre uma perigosa aventura, contada na perspectiva de Wade.

Ready Player One. Imagem retirada de https://www.goodreads.com
O mundo em 2044 também não é o que é hoje. As alterações climáticas mudaram o planeta e a pobreza mundial está num nível extremo. Ganhar este jogo é a chave para sair de uma vida de miséria.

Este é um dos melhores livros de ficção que li na vida. Está muito bem escrito e a história é extremamente cativante. Para quem gosta do mundo dos jogos também irá aprender muito sobre o começo dos jogos de vídeo nos anos 80.

Só tens tempo para ler um livro? Não há problema, começa pelo livro de Josh Kauffman e melhora as tuas capacidades de aprendizagem. Espero que tenhas gostado desta seleção de livros.

Etiquetas: , , , , , , , , , ,